Saúde Publica em Ontario, CA

O OHIP, Ontario Health Insurance Plan é o plano de saúde publica aqui na Provincia de Ontario, Canadá.

Diferente do Brasil, onde a saúde é publica para todos trabalhadores ou não, brasileiros ou não. Para ser elegível ao OHIP você tem que cumprir com alguns pre-requezitos.

Neste post quero compartilhar um pouco da nossa experiencia com saúde publica aqui na província de Ontario, CA. Para complementar este post assista ao vídeo abaixo no nosso canal do Youtube. Se você está vindo do YouTube, abaixo deixarei descrito o que falei no vídeo, com os links onde você encontrará todas as informações que precisa, de fontes seguras.

Viemos para o Canada com Visto de Estudos para Sandra e visto de Trabalho para o Claudio (Assista este vídeo e saiba mais). A matrícula do College inclui um seguro saúde para o estudante, e há a opção de incluir dependes no seguro, pagando um valor a mais.

Sabendo disso, quando viemos do Brasil para Toronto viemos com um seguro viagem de 1 mês para nós três. Pagamos Cad $60 para cada um de nós.
E assim que fizemos a matricula no College incluímos Claudio e Lucas no seguro. Pagamos Cad $1050,00 para os dois.
Lembrando que estes valores foram pagos em Set/2017 e provavelmente estão desatualizados. O seguro chama-se Guard.me e é o utilizado pela Centennial College.

No seguro do Guard.me você tem direito a atendimentos de emergência nos hospitais e atendimentos menos graves nas walk-in clinics. Este tipo de seguro não te dá direito a um medico de família ou acompanhamento médico. Porém, em casos de emergência os exames médicos são cobertos. Em alguns casos os remédios também são cobertos pelo seguro saúde.
Há clinicas que já são conveniadas ao Seguro Saúde, e é só levar o numero da apólice impresso e o passaporte e não é preciso pagar pela consulta, o seguro pagará por você. E em caso de a clinica não ter esta ligação com o Seguro Saúde, você paga a consulta, exames, etc. Envia os recibos pelo site e eles te reembolsam.
Pelo guard.me há cobertura de Cad $600 para atendimento dentário emergencial.

Para ser elegível ao OHIP há algumas condições, confira aqui como ser elegível. No nosso caso, o Work Permit (Claudio) teria que ter um emprego full time por mais de 6 meses na Província de Ontario, ou uma carta do empregador dizendo que pretende manter o funcionário empregado por mais de 6 meses.
Assim que ele começou a trabalhar, a empresa forneceu a carta e aplicamos para o OHIP. Foi super simples e sem burocracia. É só juntar todos os documentos descritos no site e ir até um Ontario Service.

Deve-se observar que há uma carência de 3 meses a partir de que você aplica, é o tempo de processamento da aplicação. Aplicamos para o OHIP em Novembro e recebemos as carteirinhas em Fevereiro, durante este tempo de espera, deve-se considerar usar o Seguro Saúde ainda.

A partir daí, começa a busca por um Family Doctor, o médico que vai acompanhar a sua família. Há duas maneiras que eu conheço de encontrar um médico que esteja aceitando novos pacientes: 1) Ligar ou ir pessoalmente as clinicas; 2) Usar o serviço chamado Health Care Connect, onde você se cadastra e eles tentam encontrar um Family doctor próximo a sua casa. Assim que eles encontram, entram em contato com você e agendam a consulta.
No vídeo descrevemos como foi nossa primeira consulta, confira lá!

Aqui vão duas dicas bem legais e econômicas para quem tem crianças:

o Healthy Smilles Ontario é um programa do governo que oferece tratamento dentário gratuito para crianças até 17 anos. O Lucas usou e foi um tratamento super completo, com direito a limpeza, raio x e toda parte clinica necessária. Se precisar usar aparelho, ou tratamentos mais específicos não está incluso. Confira quais consultórios fazem parte do programa, nós usamos a clinica The Thooth Corner, e super recomendamos.

Aqui no Canada o oftalmologista não faz exames de vista, isto é feito pelo Optometrist, e não é coberto para adultos. Mas para crianças e jovens até 19 anos é! (Confira aqui) Estes exames são feitos em clinicas espalhadas por toda cidade e basta dizer que é para criança que eles já incluem no beneficio. Bom lembrar, que dá direito há 1 exame por ano.

E esta foi nossa experiencia, e dicas que podemos compartilhar com vocês. Se houver algo mais a acrescentar, por favor, nos contate. Queremos deixar este blog o mais completo possível!

Abraço! Até a próxima!

,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s