Roteiro de 3 Dias por Montreal

Estivemos em Montreal no feriado da Pascoa de 2018, mas podemos considerar um roteiro que 2 dias. Já que fomos de carro, partindo de Toronto, e a viagem dura 5 horas, logo, um dia só viajando.

Decidimos por um Airbnb como hospedagem, nos deixaria mais a vontade, nos da opção de economizar com refeição e também sai mais barato. Ficamos num apartamento super lindinho em um bairro residencial que fica há uns 20 minutos de carro da Old Montreal (que é o lugar mais visitado na cidade). Ir de carro também facilita muito na hora de se locomover pela cidade, dando assim, para conhecer mais lugares em menos tempo. Sem mais enrolação, vamos lá para o roteiro.

Dia 01

No primeiro dia chegamos a Montreal por volta das 13 hs, não saimos tão cedo de casa, e viajamos tranquilos. De Toronto até Montreal, basicamente vai pela Rodovia 401, a 100 km por hora, sem curvas, subidas ou descidas. Também não há pedagios. E nesta rodovia tem posto de gasolina e fast foods pelo caminho (ONroute).

Após nos instalarmos, fomos até a Old Montreal, estavamos doidos para ver como tudo era por lá. a Provincia do Quebec é a unica do Canadá que mantém as tradições e linguas da colonização francesa. E andar pelas ruas da Old Montreal te dá a sensação de estar mesmo na Europa. Chegando lá já fomos procurando um lugar para almoçar, e nada melhor que um Crepe Suzzete para entrar no clima da cidade.

Andamos pelas ruas da Old Montreal e apreciamos as construções, lojas de suvenirs, restaurantes e galerias que há por lá. Há também shows de rua, que sempre são uma atração muito divertida.

No final de março, mesmo sendo primavera ainda está um pouco frio, mas no verão há diversos restaurantes com patios para a rua que deve ser uma delicia de ficar por ali.

No fim do dia, fomos até a parte nova do centro de Montreal, andamos de carro vendo os predios novos a procura do Reso, que é a cidade subterranea de Montreal. Com mais de 32 km de ruas e galerias embaixo da cidade é considerado o maior complexo urbano subterraneo do mundo. Passeamos pelas ruas, visitamos lojas a procura da Fonte xx  e foi super facil de achar com as placas e indicaçoes do local.

Dia 2

No segundo dia sim, seria o dia D, dia de ir na maioria dos lugares que tinhamos planejados para a viagem, então vamos lá!

Saimos de casa cedo, passamos pelo Olympic Park, que foi construído para as Olimpiadas de 1976. Mas ainda hoje é um centro esportivo e cultural muito importante em Montreal. Nele tem muitas atrações, e voce pode subir a torre, onde fica um observatorio (mirante da cidade) por um bondinho. Parece ser bem legal, mas como era meio caro CAD$23 por pessoa, ficou fora da nossa lista!

De lá, a pé mesmo, fomos até o Jardim Botanico, que fica atras do Parque Olimpico. Como estavamos no final de março, já é primavera, mas ainda estava frio, havia neve por todos os lados. O jardim fica exuberante no verao, com as esculturas de flores, mas o que vimos foi mesmo uma paisagem lindissima coberta de neve e toda congelada. Mesmo assim, valeu o passeio.

Terceiro lugar do dia foi o L’Oratoire Saint Joseph, que fica mais afastado da cidade, mesmo assim eu queria muito conhecer. Valeu super a pena, o lugar é lindo e voce consegue acessar a catedral que fica na cupula da construçao subindo uns 5 lances de escada. A vista lá de cima… Sensacional!

De lá, parada para o almoço! Fomos até a Old Montreal, por que no dia anterior tinhamos já escolhido onde queriamos comer e .. beber! Experimentamos as cervejas do 3 Brasseurs, também o Poutini e o S’more. Lugar super agradável, bom atendimento e preço bem justo! (Recomendamos 🙂

Já estava no fim da tarde quando saimos da cervejaria, caminhamos pela Old Montreal até o Old Port, que fica na rua debaixo. As inumeras lojinhas ainda estavam fechadas (temporada de inverno). Aproveitamos o fim de tarde para fazer o passeio na La Grand Roue de Montreal, a roda gigante, bem na beira do lago, com uma vista linda da Old Montreal. O passeio custou CAD$22 por pessoa, e durou uns 20 minutos, dá pra ver tudo com bastante detalhe.

Anoitecendo, caminhamos pela orla, apreciamos o lago, as luzes e as apresentações de luzes nos predios historicos. Tomamos um chocolate quente na beira da fogueira para esquentar o frio. Subimos novamente até a Old Montreal e vimos como tudo é também encantador a noite.

Dia 3

Dia de partir, mas tentamos aproveitar a manha para andar de carro pela cidade, passar pelos bairros e ruas. Nossa impressão, uma cidade grande e movimentada, mas com um ar de interior. Tudo muito tranquilo nos bairros residenciais, a agitação mesmo fica por conta das partes mais turisticas e do centro de Montreal.

20180401_120054

Tentamos visitar a Cathedral de Notre Dame  2 vezes. Numa era muito cedo, e na outra muito tarde. A Cathedral fica aberta a visitaçao das 1 as 4 PM. Então, tem que se programar bem para ir lá, caso seja essencial no seu roteiro. Nós, nos contentamos com uma foto da faxada mesmo.

 

Saimos de Montreal após o almoço e fizemos uma viagem tranquila de volta.

Dicas Uteis

O Quebec é a unica provincia no Canada que mantem as culturas da colonização francesa, o idioma local é o Frances. Porem, nao tivemos problemas com isso, em todo estabelecimento e ponto turistico as pessoas se comunicam em ingles sem problema nenhum.

Alguns pontos turisticos de Montreal são muito espalhados, mas vale a pena visitar. Neste caso, ir de carro, ou alguar um é uma boa pedida. Para estacionar, sempre paravamos na rua e pagavamos no parkimetro, quando necessario. Duas horas ficava em torno de CAD$5.20180401_115405

Nossos 3 (2) dias de viagem foram otimos, mas para conhecer mesmo a cidade, sem faltar nada, uns 5 dias seria o recomendado. Vale lembrar que vale a pena esticar a viagem até Old Quebec, uma cidade a 1 hora e meia de Montreal, com estilo Frances que vale super a pena conhecer. Nao pudemos desta vez, mas com certeza vamos voltar.

Mais imagens, mais detalhes assista a playlist desta viagem no nosso Canal no Youtube:

Um abraço, até a proxima!

 

Um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s